segunda-feira, 26 de março de 2012


Ilustração de Alencar Carvalho
Entrevista com um Empresário

Texto do livro "Pés Nus"
Alencar Carvalho

Pergunta: Você tem consciência dos problemas que sua empresa está causando ao meio ambiente?   
Resposta: Porque me preocupar com isso, o planeta é grande, vai demorar ainda muito tempo até que tudo esteja realmente poluído, não dependo desses rios próximos a minha empresa, posso largar meu lixo tranqüilamente, quando eu quiser tirar minhas férias vou para longe daqui, lá onde ainda tem água pura, onde tem uma linda natureza onde o mar tem águas limpas, tenho dinheiro, eu posso.

Pergunta: Mas as pessoas humildes que dependem desse rio, como ficam?
Resposta: Sei lá, cada um tem o que merece, acho que são uma turma de preguiçosos, se trabalhassem como eu trabalhei, não estariam nessa situação.

Pergunta: Agora, se todos trabalhassem bastante, fossem ambiciosos, tivessem essa mentalidade materialista, o que seria de nosso planeta hoje? Quem seriam os empregados? Quem consumiria toda esse aparato de inutilidades que são produzidas? Haveria ainda matéria-prima para satisfazer a tantos novos empreendedores?
Resposta: Isso não faço nem questão de pensar, o que importa é que meus filhos estarão bem, deixarei para eles uma boa segurança e tenho certeza que eles saberão como administrar bem tudo o que deixei, esse papo de ecologia é coisa para o futuro.

Pergunta: E o lado humano e espiritual como fica?
Resposta: Sou uma pessoa muito devota, freqüento assiduamente o meu templo, tenho muita fé e procuro sempre cumprir minhas “obrigações” religiosas.

Esse, “infelizmente”, ainda é, o grande perfil da maioria do empresariado. Cegos ainda em relação as consequências desastrosas que estão causando, seguem obstinadamente em direção a seus objetivos materialistas; ajudados, apoiados e motivados pela grande onda de hipocrisia, onde tudo gira em torno do capital.
Uma das grandes barreiras que impedem a maioria dos seres humanos de buscarem uma melhor compreensão e entendimento do mundo que os cerca é acharem-se o centro de tudo, e esse tudo girar a seu redor. É Deus no céu e o homem na terra! A natureza, o meio ambiente, são apenas recursos disponíveis a seu bel-prazer; para usar, abusar e destruir.

Para Refletir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários